![](https://d24am.com/wp-content/uploads/2019/10/osteoporose-imagem.jpg)
(Foto: Divulgação)
Parmigiani lembra que, além do exercício físico, os quadros das doenças são impactados por mais dois aspectos: alimentação e obesidade. “A manutenção do peso evita o aumento de células inflamatórias que estão envolvidas nos processos das doenças reumatológicas, cardiológicas, renais e dermatológicas entre tantos outros”, explica. A ingesta excessiva de álcool e o tabagismo também aceleram o envelhecimento celular e levam a um maior desgaste dos ossos e das articulações.
“Sabemos que neste momento pandêmico alguns hábitos não saudáveis ganham protagonismo. Mas é importante que, além da segurança contra a Covid-19, não deixemos de cuidar da saúde por completo para evitar outras consequências”, complementa o reumatologista.Você conhece a diferença entre artrite, artrose e osteoporose?
Artrite: é uma inflamação importante das articulações que provoca dores constantes e limitações decorrentes deste processo inflamatório autoimune. Vale lembrar que várias doenças, inclusive infecções virais e bacterianas, podem causar o problema.
Artrose: definida agora por Osteoartrite: é uma doença degenerativa do envelhecimento que também provoca uma inflamação articular em proporção menor que a Artrite Reumatoide, levando ao desgaste articular.
Osteoporose: é uma doença silenciosa, que não causa dor, mas provoca fraturas devido à fragilidade óssea.