Antivírus para computador: o que é e como escolher o melhor

Saiba como escolher o melhor antivírus entre tantas opções disponíveis

Manaus – A internet se tornou um lugar onde o mundo todo se conecta, compartilha momentos, se relaciona, efetua compras e transações bancárias, por isso, é importante você proteger tudo isso com um antivírus para computador.

Para evitar que você fique exposto aos rackers de plantão vamos te ajudar a entender o que são soluções antivírus para computador e como escolher o ideal, acompanhe.

(Foto: Freepik)

O que é um antivírus para computador?

Basicamente, se trata de software cuja função é proteger, buscar, identificar e remover malware e ameaças.

Infelizmente a internet está cheia de armadilhas muito bem elaboradas que pessoas leigas não reconhecem, por exemplo, os e-mails de supostas instituições bancárias com link de acesso.

Você não percebe que tudo é fachada, pois, usam todas as ferramentas para simular a página oficial e te enganar. Ao clicar, seu sistema é invadido e uma infinidade de golpes podem ser aplicados com você e através do seu computador.

Mas, há também diversas outras formas que infectam o sistema operacional do aparelho como pendrives, CD’s falsificados, download, cliques em links suspeitos, acessar páginas da internet de conteúdos piratas e, inclusive, falsos antivírus.

Os golpistas cibernéticos usam de diversas artimanhas para conquistar a sua atenção e ter acesso remoto ao seu PC.

Agora que você entendeu o que é um antivírus para computador, vamos te ajudar a escolher o melhor antivírus.

Como escolher o melhor antivírus para computador?

Há uma infinidade de tipos de antivírus para computador no mercado, inúmeras explicações que podem confundir a sua decisão, então, pontuamos os fatores que você precisa se atentar para fazer a melhor escolha.

Entenda qual a sua demanda

Se o seu caso é um computador de uso doméstico ou “usuário comum” as opções gratuitas de antivírus já fornecem uma boa segurança, pois, são funções básicas a serem protegidas.

Porém, se você encaixa no perfil empresarial o suporte deverá ser maior, pois, há mais informações em risco e faz sentido investir em um software com maiores alcances e funcionalidades.

O que vai definir se será um antivírus pago ou gratuito é você entender qual a sua rotina de navegação na web e qual o teor de proteção pretende para tudo que está armazenado no PC.

Busque marcas referências no mercado

Se você dar uma busca no Google em um segundo aparecerão várias empresas que ofertam soluções antivírus, porém, dê maior atenção aquelas que são referências nesse nicho.

Empresas que frequentemente se atualizam e compartilham novas informações sobre as modalidades de golpes na internet são um bom termômetro para você avaliar a opção.

 A confiabilidade é uma das principais características de um bom antivírus para computador.

Opte por empresas nacionais

Sabe aquela famosa expressão nacional: “O Brasil não é para amadores”? É a mais pura verdade!

Empresas com sede no nosso país sempre estão a par das novidades no mundo dos rackers e das novas formas de aplicar golpes, além disso, também possuem expertise para identificar quais oportunidades de crimes podem ser aproveitadas e colocadas em prática.

Digamos que o que vale no Brasil em termos de segurança web não vale para outras nacionalidades e vice-versa.

Cuidado com soluções antivírus falsas

O que mais tem na web são produtos antivírus falsas ou pirateadas que se apresentam como a solução dos seus problemas virtuais, mas que, na verdade são uma armadilha.

Sempre preferencie baixar o programa antivírus direto do site oficial da empresa, assim você não corre o risco de implantar um software corrompido.

Funcionalidades

Aqui estamos nos referindo a todas as ferramentas e métodos que o software antivírus utiliza para proteger, identificar e eliminar as ameaças.

Compreender o que o programa antivírus oferece é crucial para você entender se vai suprir as suas necessidades.

Atualizações frequentes

Como bem sabemos, os criminosos estão sempre renovando seu arsenal de golpes, isso é o que chamamos de atualização dos crimes cibernéticos.

Por isso, o antivírus do computador também deve ser atualizado com frequência para estar apto a identificar novas formas de tentativas de invasão.

Podemos entender que instalar antivírus para computador é necessário para não ser vítima de rackers mas também não ser um instrumento para eles aplicarem golpes a outras pessoas.

Antivírus para computador é mais segurança para você e para a sua navegação.

Anúncio