São Paulo – O aplicativo de transporte , Uber, vai exigir a apresentação da carteira de identidade (RG) ou a carteira nacional de habilitação (CNH). Os usuários deverão enviar um dos documentos solicitados para realizar a validação da conta na primeira vez que o pagamento for dinheiro. Essas medidas de segurança foram anunciadas nesta quinta-feira (3). O U-áudio dá a opção de gravar conversas em viagens, e será expandido para todas as cidades do Brasil nas próximas semanas.

(Foto: Uber/ Divulgação)
A forma de segurança será lançada na próxima semana em algumas cidades do Brasil, essa medida, já foi adotada em outros países da América do Sul como Chile e Argentina, além do México. A validação do CPF para viagens com pagamento em dinheiro já está em vigor desde 2017, e como forma de inibir fraudes e assaltos, a empresa está implementando essa ação adicional de exigência para confirmação da identidade.
U-áudio
A função U-áudio está ativa no Brasil desde fevereiro, inicialmente foi oferecido em algumas cidades brasileiras. O aplicativo de transporte promete ativá-lo nas próximas semanas em todos os lugares aonde atua. Um aplicativo concorrente do mesmo seguimento, o 99, já liberou o recurso de gravação de áudio da viagem no mês de julho tanto para usuários quanto para motoristas.
O recurso é ativado diretamente no app assim que o passageiro ou motorista toca no botão de escudo na interface do aplicativo para abrir a opção de segurança , e uma das funções está “gravar áudio”. Dessa forma o aplicativo de transporte oferece uma prova para o usuário ou motorista da viagem, mostrar que cometeu um comportamento inadequado, além de ser usado em investigações policiais.
O arquivo é gravado e criptografado diretamente para o servidor do app, onde só os administradores do alpicativo terão acesso a chave. O usuário e motorista podem decidir se vão enviar o áudio, caso esse processo não seja feito os dados serão apagados de forma automática.