Londres – A ONG British Stammering Association (Associação Britânica de Gagueira, conhecida pela sigla STAMMA), de apoio a pessoas com gagueira, está acusando a Apple de constranger indivíduos que têm o distúrbio com sua recomendação automática de emoji, exibida no teclado do iPhone (iOS). Isso porque, ao digitar a palavra “Stammering” (que significa “gaguejando”), o celular sugere automaticamente o uso do emoji de “cara tonta”. A organização afirma que associar essa figura a pessoas com gagueira é ofensivo e prejudicial. Até o momento, a Apple não se manifestou sobre o tema. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8) pelos site Techtudo,
De acordo com a publicação, o caso foi notado em iPhones dos modelos 5S, 7, SE, 11, XR, 12 Pro Max e também em iPads, durante o uso de aplicativos como Facebook, WhatsApp e o próprio iMessage, nativo do smartphone. Aparentemente, a sugestão automática do emoji só funciona no idioma inglês, já que, em testes realizados pelo TechTudo, o iPhone não exibiu o emoji quando digitada a palavra “gagueira” no teclado em português.

Emoji Woozy Face, ou Cara Tonta, é usado para representar pessoas intoxicadas, bêbadas ou perplexas (Foto: Reprodução / Emojipedia)
Ainda segundo a reportagem, a ONG britânica afirma ter recebido centenas de reclamações sobre o problema, que foi percebido tanto em iPhones como em iPads. De acordo com a CEO da organização, Jane Powwel, relacionar o emoji ao distúrbio “é degradante e prejudicial. Tratar isso (a gagueira) como uma piada é estigmatizante. Isso (o uso do emoji) pode deixar as pessoas constrangidas, intimidadas e envergonhadas, o que pode afetar sua saúde mental, carreira e relacionamentos”.
Emojis
Segundo o principal site que registra emojis, o Emojipedia, a figura “Woozy Face” (chamada de “Cara Tonta” ou “Cara de bêbado”, a depender do dispositivo) tem vários significados. O mais comum, no entanto, é o de intoxicação, paixão ou perplexidade. Além disso, irritação, nojo, exaustão, maluquice ou até mesmo satisfação estão entre os usos relacionados da figurinha. O emoji foi lançado oficialmente em 2018, no pacote Unicode 11.
Teclado do iPhone sugere emoji de “cara tonta” automaticamente ao digitar a palavra “gaguejando” (Foto: Reprodução / 9to5Mac)
Ainda não está claro porque os dispositivos estão fazendo essa associação automática, mas a imprensa internacional afirma que a explicação mais provável seja resultado do trabalho de aprendizado de máquina (machine learning). Isso porque o iOS “observa” os emojis que as pessoas selecionam ao digitar palavras específicas para, depois, sugerir automaticamente a escolha mais comum.
Para tratar da situação, a Stamma está orientando seus membros e apoiadores a registrar reclamações sobre o assunto, na página de feedback de produto dentro do site da Apple. Ali, devem categorizar o problema como “Emoji impróprio”, citando o ID do caso 101.412.774.805.