EUA – Segundo um relatório do Gartner Group, no quarto trimestre de 2020 (Q42020) a Apple ultrapassou a Samsung e se tornou a maior fabricante de smartphones do mundo, com quase 80 milhões de aparelhos vendidos no período e 20% do mercado global.
De acordo com o site americano Macrumors, isso representa um crescimento de quase 15% em relação ao mesmo período de 2019, quando a empresa vendeu cerca de 70 milhões de aparelhos e tinha 17,1% do mercado. Enquanto a empresa de Tim Cook cresceu, a rival sul-coreana encolheu: a empresa viu suas vendas caírem 11,8% em um ano, de 70,4 milhões de unidades (Q42019) a 62,1 milhões neste ano.
Segundo o Macrumors, é a primeira vez desde 2016 que a Apple fica à frente da Samsung no ranking. Segundo Anshul Gupta, diretor sênio de pesquisa no Gartner, o crescimento da Apple pode ser diretamente atribuído ao fato de que os iPhone 12 são os primeiros aparelhos no mercado compatíveis com redes 5G.
“Mesmo que os consumidores tenham sido cautelosos com seus gastos e adiado algumas compras não-essenciais, smartphones 5G e com recursos de câmera profissionais encorajaram alguns usuários a comprar novos smartphones ou atualizar seus aparelhos atuais neste trimestre”, disse Anshul.
Leia mais: Além do iPhone, outra empresa anuncia vendas de smartphones sem carregadores
Os números do Gartner também deixam claro o impacto que as sanções impostas pelos EUA estão tendo na Huawei, que teve uma queda de mais de 41% no número de aparelhos vendidos em relação a 2019 (de 58,3 para 34,3 milhões) e cai da terceira para a quinta posição no ranking de fabricantes, com 8,9% do mercado.
De fato, as únicas empresas que viram aumento de vendas no Q42020 foram a Apple e a Xiaomi. A fabricante chinesa foi a que teve o maior crescimento, com um salto de 33,9% nas vendas, de 32,4 milhões para 43,4 milhões de unidades.