Empresa vai lançar bicicleta com pneus sem ar que não furam

Startup na Califórnia está desenvolvendo a bicicleta em parceria com a Nasa para ser lançada em 2022

Manaus – Ter o pneu furado durante um passeio de bicicleta já é chato, quando o veículo é usado para locomoção ao trabalho é ainda pior. Mas já há tecnologia disponível para criar pneus que nunca furam e uma startup na Califórnia está desenvolvendo um modelo de bicicleta com a inovação.

Batizado de METL, o pneu futurístico é feito com um material leve e superelástico conhecido como NiTinol +. Quando dobrado, instantaneamente volta à sua forma original. Ele não precisa de ar para rodar, é elástico como borracha, mas forte como titânio.

O pneu futurístico é feito com um material leve e superelástico (Foto: SMART Tire Company)

De acordo com a startup SMART, o pneu METL possui 7 benefícios:

  • Seguro – Elimina a possibilidade de falha de punção
  • Forte – Pode suportar deformação excessiva
  • Robusto – Pode ser configurado para alta tração em vários terrenos
  • Simples – Elimina a necessidade de ar
  • Versátil – A rigidez do pneu pode limitar a energia transferida para o veículo
  • Leve – Não é necessária estrutura interna para o conjunto pneu / roda
  • Limpo – Ecologicamente correto, sem grandes desperdícios de pneus

Utilizando materiais de longa duração, a empresa também afirma que reduzirá o uso de elastômero ou paredes laterais e invólucros de borracha.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Nasa, a Agência Espacial estadunidense que originalmente desenvolveu e testou o material SuperElastic Tire para futuras missões lunares e em Marte. Anteriormente, eram usados pneus de alumínio finos que eventualmente sofreram rachaduras e buracos devido ao terreno difícil de Marte.

Ao contrário do que sugere as imagens de divulgação do protótipo, o pneu será envolvido em um material de borracha e poliuretano – nenhum metal estará em contato direto com o solo.

Fundada em 2020, a SMART Tire Company também está trabalhando com a empresa de micromobilidade Spin, que faz parte da Ford, para desenvolver pneus para scooters elétricos. Além de uma parceria com a marca de bicicleta Felt Bicycles. Tais cooperações ajudarão em pesquisas, análise de dados, ciência de materiais e desenvolvimento de novos produtos.

A startup afirma estar ciente de que serão necessários mais testes para o produto chegar a veículos de 4 rodas, por isso a estratégia inicial é lançar a bicicleta. Mas, a longo prazo, almeja ser a Tesla da indústria de pneus. “Sabemos que estamos a poucos anos de um produto que está pronto para revolucionar toda a indústria automotiva, em escala global”, garante.

Com o mote “Reimaginando a roda, reinventando o pneu”, a startup lançará a bicicleta com os pneus METL em 2022.

Anúncio