O que é reconhecimento facial e o quanto ele é preciso?

O software de reconhecimento facial tem inúmeras aplicações nos mercados de consumo, bem como nas indústrias de segurança e vigilância

Manaus – No campo da visão computacional, o reconhecimento facial é uma área de pesquisa e desenvolvimento que visa dar às máquinas a capacidade de reconhecer e verificar rostos humanos.

Os pesquisadores trabalham, principalmente, na criação de tecnologia de reconhecimento facial que pode melhorar negócios e a vida de muitas pessoas.

Para ajudar a fortalecer sua compreensão da tecnologia, este guia explicará o que é o reconhecimento facial, suas aplicações e como ele é preciso hoje. Não deixe de conferir todos os detalhes!

O que é o reconhecimento facial?

O software de reconhecimento facial tem inúmeras aplicações nos mercados de consumo, bem como nas indústrias de segurança e vigilância.

Existem duas tarefas que os softwares de reconhecimento facial costumam realizar. O primeiro é a verificação. Isso significa comparar uma nova face de entrada com uma identidade conhecida. Um excelente exemplo é o desbloqueio de smartphones com identificação facial.

Ao configurar o sistema, o telefone irá registrar seu rosto como o proprietário do telefone. Portanto, a única tarefa ao desbloquear é comparar as novas faces de entrada com a sua face registrada no dispositivo.

O segundo é o reconhecimento, que é a tarefa de comparar uma face de entrada a um banco de dados de múltiplas identidades de face. Esta tarefa é frequentemente usada para sistemas de segurança e vigilância; um excelente exemplo é o reconhecimento facial na aplicação da lei.

O reconhecimento facial visa dar às máquinas a capacidade de reconhecer e verificar rostos humanos (Foto: Unsplash/Divulgação/Assessoria)

Quão preciso é o reconhecimento facial?

Discutimos o que é reconhecimento facial, no entanto, talvez a questão mais importante seja: podemos realmente confiar nisso? Quão precisa é a tecnologia de reconhecimento facial que temos hoje?

Provavelmente, não há uma resposta única e concreta para essa pergunta. Obviamente, a precisão do reconhecimento de rosto varia dependendo do algoritmo e das condições em que o testamos.

Uma precisão de 99,63% pode parecer muito alta. No entanto, os níveis de precisão aceitáveis ​​são todos uma questão de escala e contexto. Por exemplo, quando olhamos para esse número no contexto da segurança do aeroporto, é difícil decidir sobre uma margem de erro aceitável.

O Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta recebe mais de 260.000 passageiros diariamente. Em tal escala, a maioria dos funcionários de segurança não aceitaria nem mesmo uma taxa de erro de 0,37%.

No entanto, os pesquisadores estão constantemente explorando novas abordagens para o reconhecimento facial. À medida que o poder de computação aumenta, a precisão do reconhecimento facial também deve continuar a melhorar.

Para que é usado o reconhecimento facial?

As aplicações da tecnologia são vastas e variadas. Os exemplos a seguir são apenas algumas das maneiras mais interessantes de muitas empresas usarem o reconhecimento facial atualmente.

  • Realidade aumentada (AR). Vários aplicativos populares para smartphones dependem do reconhecimento facial. Alguns exemplos famosos seriam os filtros de rosto no Instagram e Snapchat. Ao localizar os pontos de referência faciais do usuário, o aplicativo AR pode sobrepor filtros de imagem com precisão ao rosto do usuário em tempo real.
  • Pagamentos sem dinheiro. Embora ainda não esteja disponível na maioria dos países, existem vários comerciantes que agora aceitam pagamentos de reconhecimento facial na China. Além disso, em 16 de outubro de 2019, o SnapPay anunciou o lançamento da tecnologia de pagamento por reconhecimento facial na América do Norte.
  • Portões de segurança. Outra aplicação desta tecnologia seria portões de segurança. Quer seja a entrada do seu complexo de apartamentos, o saguão da frente do seu escritório ou até mesmo as barreiras para passagens da estação de trem, a tecnologia de reconhecimento facial pode ser usada para permitir ou impedir a entrada. Embora essa tecnologia ainda não seja tão comum na maioria dos países, muitas empresas na China parecem estar se familiarizando com a tecnologia rapidamente.

Então, o reconhecimento facial é segura?

Apesar das preocupações com a privacidade, o reconhecimento facial oferece muitos benefícios quando usado no contexto certo, como segurança pública, segurança pessoal, segurança cibernética e conveniência.

É normal ficar apreensivo com tecnologias novas ou relativamente desconhecidas, especialmente no mundo incerto em que nos encontramos agora.

No entanto, com informações e aplicativos adequados, o reconhecimento facial acabará por aumentar a segurança. Além disso, medidas simples como uma conexão segura com sites usando as principais VPNs do Chrome, por exemplo, podem adicionar uma camada extra de segurança para o usuário.

O controle de acesso por reconhecimento facial integra um espírito de hospitalidade ao setor de segurança, priorizando a saúde do usuário também. Em tempos de crise, as soluções mais resilientes serão aquelas que usarão suas habilidades e conhecimentos para atender às necessidades imediatas das pessoas que atendem.

A Covid-19 inaugurou uma nova era de experiências sem contato em todo o mundo. Agora temos controle de acesso sem toque, dispensadores de desinfetante sem toque e outros novos recursos em todas as facetas da vida.

Essa tecnologia vai desempenhar um papel fundamental para permitir um mundo mais seguro no futuro, e é importante que as pessoas se alinhem com empresas que investem na proteção de sua privacidade e segurança de dados.

Anúncio