Passo a passo para fazer backup de conversas do WhatsApp usando MobileTrans

Com o adequado salvamento, diversos problemas enfrentados ao perder o aparelho podem ser evitados

São Paulo – Segundo pesquisa recente realizada pela plataforma de análise de dados mobile App Annie, o Telegram acumula cerca de 40 milhões de usuários no Brasil. Embora esses números pareçam altos, eles nem se comparam com os 170 milhões vistos no aplicativo WhatsApp.

(Foto: Freepik / @
rawpixel)

Algumas pessoas utilizam o WhatsApp para o trabalho, outras para a vida pessoal. Existem até mesmo aqueles que dependem do mensageiro instantâneo para ambos os âmbitos do cotidiano, o que aponta a importância das informações e dos dados contidos no aplicativo.

A partir desse cenário, usuários do WhatsApp devem considerar a possibilidade de fazer backups. Com o adequado salvamento de cópias das suas conversas, diversos problemas enfrentados ao perder o aparelho (ou mesmo os dados do aplicativo) podem ser evitados.

Como fazer backup de conversas do WhatsApp?

Como mencionamos na introdução deste texto, fazer backup do WhatsApp nada mais é do que salvar uma cópia das conversas. Essa cópia pode estar armazenada no próprio aparelho ou em outros dispositivos, como é o caso dos computadores de mesa, tablets e notebooks.

O próprio aplicativo WhatsApp oferece maneiras de realizar backup em nuvem, mas o processo nem sempre é bem sucedido ou seguro. A fim de garantir que conversas permaneçam guardadas, é interessante que usuários realizem backups por conta própria.

Para executar essa tarefa, é muito recomendado que se utilize programas externos, como o Wondershare MobileTrans, sobre o qual falaremos no tópico seguinte. De toda forma, quanto mais cópias você tiver dos seus dados, incluindo as conversas, mais seguros eles ficarão.

Wondershare MobileTrans

O Wondershare MobileTrans é um programa para computadores. Entre outras funções, ele permite que usuários façam backup do WhatsApp para uma variada gama de dispositivos, incluindo os PCs. O programa é pago, mas oferece uma versão gratuita para testes.

Com o MobileTrans é possível recuperar mensagens apagadas, transferir WhatsApp Business, transferir mensagens, mídias e adesivos e migrar dados de celular para celular. Tudo isso de maneira simples, mesmo para aqueles que não possuem experiência.

O software é compatível com mais de 600 tipos de dispositivos e numerosas extensões de arquivos de foto, áudio, vídeo e documentos. Essa versatilidade o torna o programa ideal para fazer o backup de conversas do WhatsApp, tanto em sua forma “normal” quanto o Business.

Como fazer backup do WhatsApp com MobileTrans em 4 passos

Ao escolher o Wondershare MobileTrans para a realização do backup do WhatsApp, a tarefa pode ser concluída em apenas 4 etapas. Abaixo nós fizemos um “passo a passo” útil para aqueles que estão buscando salvar as conversas do aplicativo de mensagens instantâneas.

1 – Baixe o programa e faça a instalação

O primeiro passo para fazer backup e transferir conversas WhatsApp Android para iPhone é baixar o MobileTrans em seu site oficial. Você pode optar por realizar a assinatura do programa (clicando em “comprar agora”) ou fazer o teste gratuito (selecionando “teste grátis”).

Assim que o programa for baixado, clique duas vezes no arquivo .exe. Uma janela será aberta, então basta seguir as instruções indicadas. O tempo para o download e a instalação do software dependerá da velocidade do seu computador e da conexão com a internet.

2 – Abra o programa e conecte o celular com WhatsApp

Assim que a instalação for concluída, o MobileTrans abrirá automaticamente. Caso isso não aconteça, você pode executá-lo clicando no ícone que terá sido criado na área de trabalho. A janela seguinte mostrará todas as ferramentas de backup disponíveis no aplicativo.

Utilizando um cabo USB, você deverá conectar o celular com o aplicativo WhatsApp onde estão armazenadas as mensagens que deseja fazer o backup. Muito provavelmente o celular pedirá a sua autorização para se comunicar com o computador, então fique atento à tela dele.

3 – Selecione a ferramenta adequada

A janela do MobileTrans mostrará diversas ferramentas. A partir daqui, existem duas opções possíveis para a tarefa que estamos tentando realizar: “transferência do WhatsApp” e “backup do celular”. Ambas salvarão cópias dos conteúdos do smartphone em outros dispositivos.

“Transferência do WhatsApp” permite que você envie os dados do aplicativo (incluindo as conversas) para outro aparelho. Já “backup do celular” salva as informações do smartphone no seu computador, incluindo os dados dos aplicativos, os quais englobam as conversas.

blank

4 – Aguarde a finalização do backup

Para fins deste tutorial, vamos selecionar a opção “transferência do WhatsApp”. Ao clicar nela, você será levado a uma tela onde poderá escolher quais itens deseja transferir, dentre mensagens, fotos, vídeos, áudio, sticker e outros. Quando tiver escolhido, clique em “iniciar”.

blank

Caso o computador não reconheça algum dos dispositivos, desconecte-os e conecte novamente o cabo USB. Se o procedimento tiver dado certo, você só precisará aguardar até a transferência ser concluída, o que pode variar entre alguns segundos e vários minutos.

Fazer o backup do WhatsApp com o MobileTrans é fácil e rápido. Mais do que isso, realizar a transferência de dados importantes do seu celular o mantém protegido contra eventuais imprevistos, sejam roubos, danos físicos ou a necessidade de realizar uma formatação.

Anúncio