Manaus – Mais e mais pessoas estão usando uma VPN para navegar na internet. VPN significa “Rede Privada Virtual”, e vem da língua inglesa virtual private network. É uma solução simples e eficaz que oferece três coisas essenciais online: mais segurança, privacidade e liberdade. Se você não está familiarizado com o conceito de VPNs, tudo isso pode parecer confuso. Acompanhe as nossas dicas, a seguir, e saia das dúvidas.

(Foto: Divulgação)
O que são VPNs?
Quando você usa a internet, seu dispositivo está constantemente trocando dados com outras pessoas. Uma VPN constrói uma espécie um túnel de segurança que intermedia seus aparelhos eletrônicos e a internet.
A VPN atua no envio de dados utilizando uma conexão criptografada e segura para um servidor externo: o servidor VPN. A partir dele, seus dados serão transferidos para seu destino na internet.
Ao estabelecer uma conexão segura com um servidor externo, você se beneficia de três vantagens. Primeiro, ele faz com que você esconda seu endereço IP real. Então seus dados estão seguros. Por fim, possibilita que você use a internet com mais liberdade.
Como funcionam?
Depois de assinar um plano com um provedor de VPN, geralmente você pode baixar e instalar um aplicativo fácil de usar em seu smartphone, tablet, computador ou smart TV. Com apenas alguns cliques, você pode selecionar suas configurações de segurança preferidas e configurar uma conexão segura com o servidor VPN de sua escolha. Conectar-se a uma VPN geralmente é um processo simples.
A conexão VPN criptografará seu tráfego de dados, o que tornará muito mais difícil para hackers ou autoridades interceptarem e acessarem seus dados pessoais. A conexão segura também aumenta o anonimato do usuário, pois o tráfego da Internet é redirecionado para um servidor VPN externo. Como você está navegando na web através do endereço IP do servidor VPN, seu próprio endereço IP permanecerá oculto.
Normalmente, sua localização e até mesmo sua identidade podem ser reveladas pelo seu endereço IP específico da sua conexão com a Internet. Ao usar um endereço IP diferente (aquele atribuído ao servidor VPN), nenhuma de suas atividades online pode ser rastreada até você, permitindo que você navegue na Internet de forma mais anônima.
Como escolher as mais seguras?
Para escolher sua VPN, é importante levar em consideração vários critérios. Todos eles funcionam da mesma maneira em geral, embora o tipo de criptografia possa variar entre si. Em geral, a criptografia AES-256 é usada.
Então, é claro, você deve verificar quais serviços respeitam ou não sua privacidade. Algumas VPNs não hesitarão em comunicar seus dados aos tribunais em caso de solicitação de sua parte, por exemplo, e outras estão localizadas em países onde a censura é necessária, como a China. Portanto, é difícil confiar nesses terceiros.
Cada VPN pode oferecer velocidades diferentes, servidores localizados em lugares muito diferentes do mundo ou até mesmo um sistema de criptografia dupla. É também em relação a todas essas pequenas características que sua escolha deve ser feita.
É importante ler os termos e condições de uso desses serviços. Então sim, não é óbvio e sempre compreensível, especialmente porque ler esses longos parágrafos é muito longo, mas permite que você saiba exatamente o que essas VPNs estão fazendo com seus dados.