Windows 11: novo sistema operacional da Microsoft é lançado; veja novidades

Além de mudanças na interface gráfica, nova plataforma deve trazer integração com aplicativos corporativos Teams, com o Xbox e parceria com Android

São Paulo – A Microsoft lançou nesta terça-feira (5), o Windows 11, nova geração do seu popular sistema operacional. Com instalação gratuita (que ocorrerá de maneira gradual para todos os usuários), a nova atualização traz uma nova barra de ferramentas, integração com os aplicativos corporativos Teams e, sem data anunciada, integração com aplicativos de celulares Android, do Google.

Windows 11 promete integração com PCs, notebooks e tablets, bem como parceria inédita com Android, do Google (Foto: Divulgação)

Nas aparências, o Windows 11 segue o padrão da interface gráfica do sistema anterior, o Windows 10. Ao contrário deste, no entanto, o novo sistema traz os tradicionais botão e o menu Iniciar centralizados à tela, e não posicionados à esquerda.

Para turbinar o trabalho multitarefa, as janelas do Windows 11 irão abrir no tamanho e posicionamento pré-selecionados, em recurso batizado de “snap layouts”. Além disso, quando o usuário estiver usando uma segunda tela, o sistema irá se “lembrar” das janelas abertas. Isso significa que, ao desconectar um monitor externo de um notebook, o Windows 11 irá minimizar as telas e, ao reconectar o televisor ao computador, as janelas serão reestabelecidas automaticamente, sem que o usuário tenha de reabri-las.

Integração com o Teams

A Microsoft anunciou a integração total com o Teams, ferramenta de videoconferência da empresa que, em abril deste ano, registrou 145 milhões de usuários ativos. Isso facilitará a conexão entre usuários, que podem estar no iOS, Android ou outros computadores com diferentes sistemas. A integração parece ter demorado: é algo que a Apple tinha com o FaceTime e o macOS desde 2014.  O movimento também parece aposentar o Skype, que até então vinha mantendo papel relevante dentro do sistema operacional.

O Windows 11 foi desenhado para ter melhor integração entre notebooks e tablets, podendo ser utilizado com o cursor de um mouse, toque do dedo e canetas do tipo Stylus.

Xbox

O console da Microsoft, Xbox, promete ficar mais próximo do novo sistema operacional da empresa, que vem investindo em modelos de assinatura (Xbox Game Pass) e de jogos em nuvem (xCloud).

Com o Windows 11, a Microsoft quer que o sistema seja a melhor plataforma de jogos para PC. Com isso em mente, a companhia promete gráficos melhores para rodar jogos, com a função de HDR automático, com cores mais vivas e brilhantes. A velocidade também deve crescer com o armazenamento local dos jogos, mas detalhes não foram revelados.

Além disso, haverá um aplicativo do Xbox Game Pass diretamente no Windows, com jogos para PC, do estúdio Bethesda e da parceria com do estúdio com a EA Games. A ideia da Microsoft é que o programa seja cross-play, ou seja, que o usuário possa jogar o jogo no console Xbox, em smartphones e tablets ou no próprio computador.

Android no PC

Na loja de aplicativos, que será chamada de Microsoft Store, a Microsoft quer que desenvolvedores coloquem aplicativos de redes sociais, comunicação, produtividade, entretenimento e jogos em um só lugar. Nos apps da apresentação foram citados o Twitter, Disney+, Adobe Creatve Cloud, Wikipédia e Canvas.

Além disso, na tentativa de expandir a loja, a Microsoft revelou que aplicativos de Android poderão rodar no Windows. Na apresentação, foi revelado um exemplo com o TikTok no sistema da Microsoft, permitindo que o usuário veja os vídeos virais da ByteDance em um computador. Os apps do Android funcionarão por meio da tecnologia Intel Bridge – e isso será possível após uma parceria entre Microsoft e Amazon. A loja de apps para Android da Amazon terá um lugar dentro da Microsoft Store.

Apesar de já lançar o sistema, a empresa não revelou data para que a integração com Android entre no ar. A previsão é de que seja liberada em 2022.

Como instalar

Para quem tem uma máquina com Windows 10, a instalação é gratuita e exige os seguintes passos:

– Vá para Atualização e Segurança e vá até a aba de Windows Updates; escolha Check Updates;

– A prévia do Windows  11 vai aparecer e começar a baixa;

– Após encerrado, reinicie a máquina

Os seus arquivos pessoais não serão afetados, mas se você considera algum deles extremamente importante, não se esqueça de fazer uma cópia e e de guardá-la em outro dispositivo ou em algum serviço de armazenamento em nuvem.

Anúncio