Youtube e Instagram revelam ferramenta que cria legendas automáticas em vídeos

Reels também receberá o novo recurso em breve, focando em pessoas com deficiências auditivas

EUA – Um sticker que torna o Instagram Stories mais acessível, foi anunciado nesta terça-feira (4), pela própria rede social. A função são legendas automáticas, que gera um texto a partir do que é dito nos vídeos da plataforma. O recurso, que também chegará em breve ao Reels, está disponível somente em inglês e em Países que falem o idioma.

Aplicativo do Instagram - (Foto: Divulgação/Pixabay)

Instagram revela ferramenta que cria legendas automáticas em vídeos do Stories. (Foto: Divulgação/Pixabay)

A figurinha conhecida como “Legenda” (em tradução livre) é capaz de converter a voz em texto automaticamente. Mas, diferentemente do TikTok, que possui um recurso similar, o usuário consegue alterar a cor e o estilo do conteúdo. Também é possível corrigir a transcrição, caso exista algum erro nela, antes de publicar o vídeo.

De acordo com o The Verge, a novidade ajuda pessoas com deficiência auditiva. Outra utilidade ao recurso de legendas automáticas fica pela reprodução dos stories sem precisar ativar o áudio do celular. Segundo o Instagram, a função já estava presente no Threads e IGTV.

Até o momento, não há previsão de lançamento da novidade no Brasil. Mas o Instagram pretende expandir a nova ferramenta no futuro.

YouTube testa nova ferramenta de legenda automática de vídeos

Alguns usuários do YouTube começaram a notar uma nova ferramenta de legenda automática de vídeos na plataforma. A novidade tem sido vista tanto na versão para desktops quanto no aplicativo do YouTube para dispositivos móveis e, ao que parece, faz parte de um esforço do Google para fortalecer seus mecanismos de tradução. 

blank

YouTube testa nova ferramenta de legenda automática de vídeos. (Foto: Irfan Ahmad/Pixabay)

De acordo com o portal americano Android Police, a mudança está sendo realizada pelo lado do servidor, portanto, o usuário não deve procurar por atualizações do aplicativo. Até o momento, foram vistas traduções automáticas do inglês para o português e também do inglês para o turco. Nesses conteúdos, os títulos, as descrições e as legendas ocultas são traduzidas automaticamente.

Como o YouTube é o site de vídeos mais popular e importante da internet, ter uma ferramenta desse tipo é importante para universalizar os conteúdos postados na plataforma, ainda mais se tratando de conversões do inglês, que é o idioma com maior número de conteúdos postados e tanto o Brasil quanto a Turquia são mercados importantes para o Google. 

Mais mudanças a caminho

Segundo o olhar digital, as mudanças no YouTube não param por aí, o Google também pretende reformular o método como os anúncios aparecem para os usuários. A plataforma estuda adotar uma ferramenta de marketing que deve permitir aos espectadores obter informações sobre o produto anunciado, mas sem a interrupção do vídeo. 

A ferramenta, que em um primeiro momento é para anunciantes e deve ser batizada como extensões de marca, ainda não tem uma data prevista para lançamento, mas deve chegar ainda em 2021. O YouTube também anunciou uma nova programação original e declarou que em 2021 deve permitir a compra de patrocínios sazonais, em datas específicas do ano. 

Anúncio